A Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro abrange as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Guapimirim e Cachoeiras do Macacu, com atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.

Confira abaixo as Cervejarias associadas a ACCERJ (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro):

Cervejaria Buda Beer, Petrópolis – a microcervejaria possui um brewpub, isto é, um bar que produz e vende a própria cerveja no local, e ainda oferece cursos de produção cervejeira com o mestre Rolf d’Ottenfels. Na carta de cervejas, os carros-chefes são os sete estilos da Buda Beer (Pilsen, Weiss, Indian Pale Ale, Red Ale, Vienna, Stout e Tripel).

Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa.

Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis – visitas à fábrica da família Orleans e Bragança, em que são feitas as cervejas Pilsen e Helles (claras de baixa fermentação) e a Dunkel (escura), podem ser agendadas por telefone ou email. O tour, oferecido de segunda a sexta, apresenta todo o processo de fabricação de chope e de cerveja, segundo os preceitos da Lei de Pureza alemã. É possível também adquirir as marcas da cervejaria no local. (Aberta á partir de março/2016).

Grupo Petrópolis, Petrópolis – o beer tour na fábrica em Itaipava é oferecido de terça a sábado. Gratuito, deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase. O passeio dura cerca de uma hora e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa.

Cervejaria Real, Petrópolis – A Cervejaria Real transformou um haras de cavalos puro sangue lusitano em uma estrutura completa de cervejaria. Localizada em Itaipava – RJ, a Real possui atualmente 30 mil metros quadrados de área verde, que permitem manter as características rústicas da cerveja e do local. As cervejas são elaboradas artesanalmente e produzidas em pequenas quantidades. A produção não é engarrafada e os tipos, que variam entre Red Ale, Weizenbier e IPA, ficam armazenados em barris de carvalho. A fabricação de cada tipo varia mensalmente.

Cervejaria Duzé, Cervejaria da Corte, Cervejaria Cazzera e Imperatriz Beer, Petrópolis – são as mais novas associadas e estão na Rota desde outubro/2015. A Cervejaria Duzé brinca com o nome de um dos sócios e conta atualmente com os rótulos Duzé Weiss e Duzé APA. Já a Imperatriz Bier começou com uma produção caseira e até o final de 2015, deve chegar a 2 mil litros de cerveja por mês. A Red Ale da marca já está sendo produzida e apreciada. A Cervejaria Cazzera, passou mais de um ano desenvolvendo a Coisa Linda, que é uma Dark Strong. Ela também fabrica uma IPA com o nome Cheia de Graça.Nascida em 2009, a Cervejaria da Corte produz atualmente, dois estilos de cervejas, a “Na Moita”, uma Amber Lager com aroma de capim limão, e a “Colarinho Branco”, uma Weiss, de trigo, com muita personalidade.

Outras microcervejarias, cervejeiros artesanais e espaços para difusão da cultura cervejeira na região podem ser conhecidos a partir das associações dos cervejeiros artesanais, as Acervas (www.acervacarioca.com.br).

Como aproveitar melhor a Rota

Para proporcionar aos turistas uma genuína experiência cervejeira, visita aos principais atrativos e uma imersão no estilo de vida das montanhas do Rio, a ACCERJ-TUR indica agências de turismo receptivo, parceiras da Rota, que vão garantir conforto e tranquilidade, para que os visitantes desfrutem ao máximo a Serra Fluminense.

Para contemplar a história da região a partir de Petrópolis, sugerimos a Agência Serra Brasilis. Com guias preparados, o turista conhecerá as imponentes construções do Brasil Império (Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e Centro Histórico), entre muitos outros pontos turísticos, ao mesmo tempo que degusta cervejas no Centro de Experiência ou restaurante da Cervejaria Bohemia, no beer tour da Cervejaria Cidade Imperial e/ou no novo brewpub da Cervejaria Otten Brau